São José do Rio Preto (SP) anunciou nesta terça-feira (17) o segundo caso positivo de coronavírus. A informação é do Hospital de Base, que é a referência da doença no noroeste paulista, e também confirmada pela Secretaria de Saúde de Rio Preto.
Embora o resultado tenha sido positivo, a contraprova será realizada pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.
O segundo caso é de um homem, de 44 anos.A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou que o homem viajou para São Paulo e Santa Catarina, com os sintomas aparecendo na volta da viagem, no dia 12 de março.
"Ele está em isolamento, assim que voltou de viagem procurou atendimento médico e já se colocou em isolamento. Em São Paulo, ele teve febre, dor no corpo, dor de cabeça, e quando retornou já procurou atendimento. São sintomas de gripe e as pessoas precisam ficar atentas", afirma a chefe da Vigilância Epidemiológica Andreia Negri.
O primeiro caso foi registrado na sexta-feira (13), quando uma mulher de 28 testou positivo para o coronavírus. As autoridades de saúde ainda aguardam o resultado da contraprova deste primeiro caso.
"Ainda não tivemos transmissão comunitária, são casos importados. Não temos a transmissão, mas é preciso ficar em alerta", diz Negri.
Segundo a Secretaria de Saúde de Rio Preto, a cidade registrou até agora 29 casos suspeitos, sendo sete descartados e 22 em investigação, incluindo os dois casos que deram positivo no primeiro exame.
Uma ala especializada para tratamento de pacientes com suspeita do novo coronavírus está sendo criada no Hospital de Base.
A pedido do Ministério Público, metade de um andar da unidade hospitalar é destinada para a criação da ala.
Ao todo, 10 leitos serão destinados para o acompanhamento dos pacientes com suspeita do novo coronavírus. Novos respiradores serão adquiridos para serem utilizados durante o tratamento.