Notícias

Configura abaixo todas as notícias publicadas em nosso site. Caso tenha alguma sugestão Clique aqui !


Vaticano envia representante para investigar denúncias de abuso sexual na Diocese de Rio Preto

A Igreja Católica enviou um representante a São José do Rio Preto (SP) para uma investigação sigilosa de denúncias de abusos sexuais que teriam ocorrido na Diocese, administrada pelo bispo Tomé Ferreira da Silva.

A apuração do Vaticano envolve denúncias de uma suposta omissão de dom Tomé em relação às denúncias de abuso sexual praticado por padres. A reportagem procurou dom Tomé, por telefone e por e-mail, mas ele não retornou os contatos.

O representante indicado pelo Vaticano é dom José Negri, bispo da Diocese Santo Amaro e amigo pessoal do Papa Francisco. Ele está há alguns dias na cidade e deve concluir a investigação nesta sexta-feira (24). O local escolhido para ouvir o depoimento de padres e seminaristas foi o seminário da Diocese de Rio Preto, no bairro Boa Vista.

Desde a semana passada, dom José já ouviu e registrou mais de 50 depoimentos. Os primeiros a falar foram os seminaristas, seguidos pelos padres, todos ouvidos individualmente. Na sala da Diocese permanecem apenas quem está sendo ouvido, dom José e seu ajudante, uma espécie de secretário que digita num computador tudo aquilo que padres e seminaristas relatam.

Antes de cada sabatina, quem vai prestar o depoimento coloca as mãos sobre uma Bíblia e faz o juramento de manter sigilo sobre o que será falado para o representante do Papa. Ao final de cada sabatina, os padres assinam uma cópia impressa do depoimento, para garantir a veracidade de tudo o que foi falado. Eles também recebem um documento do bispo de Santo Amaro, confirmando que prestaram o depoimento.

"É um trabalho interno da Igreja Católica", disse dom José à reportagem por telefone, na noite de quarta-feira (22), ao confirmar o trabalho que está realizando na cidade.

O bispo de Santo Amaro não quis dar detalhes sobre os depoimentos de seminaristas e padres, alegando sigilo. Questionado se havia abordado nas sabatinas os casos de pedofilia, dom José comentou apenas que esses assuntos estão sendo tratados abertamente pela Igreja Católica.







Copyright © 2018. Direitos de conteúdo reservados a:
RADIO CIDADE ALEGRIA FM

Mauritec