Notícias

Configura abaixo todas as notícias publicadas em nosso site. Caso tenha alguma sugestão Clique aqui !


Abertura de comportas de usina transforma paisagem em Icém

Muito moradores de Icém (SP) acompanharam neste domingo (17) a abertura das comportas da usina de Marimbondo. A medida foi autorizada pela Furnas, empresa que administra a hidrelétrica, que fica na divisa do Estado de Minas Gerais.

Os moradores se reuniram para ver a abertura das comportas. Dez minutos antes, a usina começou a disparar o alerta e, como previsto, elas foram abertas por volta das 9h. A água rompeu o vertedouro com força total e promoveu um espetáculo.A última vez que as comportas foram abertas foi em 2011. Essa medida foi tomada agora por causa das chuvas dos últimos dias, já que o nível do reservatório subiu bastante e, para evitar o transbordamento, foi necessário dar vazão a água.

A funcionária pública Maura Souza, saiu cedo de casa para acompanhar o espetáculo e fez questão de registrar o momento. "Pra mim tudo isso é um espetáculo. Eu vim a pé fazendo trilha só para acompanhar esse cenário. É magnífico", diz Maura.

Quem também fez questão de levantar cedo foi o bancário Luis Fernando Queiroz, que chegou equipado para não perder nenhum momento durante a abertura das comportas. "Eu preparei a câmera e o celular para não perder nenhum momento quando abrirem as comportas. Quero deixar todo esse momento registrado", comenta Luis.

Quem andou um pouco mais conseguiu uma vista privilegiada de todo o cenário. "Ninguém esperava que dentro de cinco anos as comportas fossem abrir, estava muito seco. A gente passava por aqui e via as pedras e olha o cenário que temos hoje. A natureza é algo que nos surpreende", afirma a instrutora de autoescola Aparecida Dalssin Fernando.

Após a abertura das comportas, a água subiu aproximadamente 10 metros e deve encobrir em uma semana uma pequena ilha do local. O procedimento foi rápido e a vazão foi controlada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Situação diferente
Em 2015, o reservatório da hidrelétrica de Marimbondo estava bem diferente. Há um ano, a usina operava com apenas 13% da capacidade e hoje está 81% do total. A régua que antes estava descoberta, hoje não é mais vista. O Rio Grande que abastece a usina em Icém também está diferente. Em janeiro do ano passado havia muitas pedras e era possível até caminhar em alguns trechos.







Copyright © 2019. Direitos de conteúdo reservados a:
RADIO CIDADE ALEGRIA FM

Mauritec