Notícias

Configura abaixo todas as notícias publicadas em nosso site. Caso tenha alguma sugestão Clique aqui !


Caixas automáticos ficam fechados no fim de semana em Rio Preto

Muita gente não conseguiu sacar dinheiro nos caixas automáticos nas agências bancárias de São José do Rio Preto (SP) neste sábado (29), porque os locais estão fechados desde às 17h desta sexta-feira (28). Nos poucos caixas que estão funcionando, como dentro de shoppings ou postos de combustíveis, já está faltando dinheiro.

A mensagem dos caixas fechados estava em agências do centro, em várias avenidas de Rio Preto, e pegou muita gente surpresa. "Passar o fim de semana sem dinheiro na mão e com filho pequeno ainda, é complicado, não dá para fazer muita coisa", afirma o garçom Sílvio Atanázio.

Para o secretário de administração Carlos Gonçalves, a situação é ainda mais complicada. Ele veio de Mato Grosso do Sul para passar o fim de semana com a família e ficou sem dinheiro para voltar para casa. "Passei por três agências para tentar sacar dinheiro e nada, está tudo fechado", afirma Carlos.

Esse "abre, não abre" dos caixas eletrônicos começou na semana passada, mas a polêmica é bem mais antiga. Desde 2013, quando a Câmara de Rio Preto aprovou uma lei cobrando mais segurança dos bancos. A lei que exigia das agências guardas armados 24 horas por dia nos caixas eletrônicos foi revogada, só que, mesmo assim, os bancos decidiram tirar os caixas de funcionamento no fim de semana.

A saída para muitos clientes foi recorrer aos caixas nos shoppings. Só que com tanta gente tirando dinheiro de poucos caixas, o dinheiro nos caixas acaba mais rápido. "Em alguns caixas não dá para sacar, temos o dinheiro, mas não consegue sacar. Fica difícil essa situação para o cliente", afirma a supervisora de vendas Patrícia Navarro.

A Febraban, Federação Brasileira dos Bancos, disse que os caixas ainda não estão abrindo porque o cancelamento da lei que determina a presença de seguranças 24 horas ainda não foi publicado no Diário Oficial. A Febraban disse que enquanto os caixas dos bancos estiverem fechados, os clientes devem usar terminais de shoppings, supermercados e postos de combustíveis.

Polêmica
A lei que entrou em vigor no ano passado criou polêmica na cidade. A lei exigia que as agências bancárias disponibilizassem guardas armados 24 horas por dia nos locais onde ficam os caixas automáticos. Lei que vinha sendo descumprida pela maioria das agências da cidade.

Por causa disso, os bancos decidiram que iriam fechar os caixas automáticos às 17h e nos finais de semana, o que gerou reclamação dos clientes. O possível fechamento em novo horário causou polêmica e a lei criada pela vereadora Alessandra Trigo passou a ser questionada. Porém ela diz que não se arrepende em nenhum momento e que a contratação de segurança poderia combater roubos e assaltos. Ela defende que a lei não modificava o horário de funcionamento dos bancos e que o que aconteceu foi uma espécie de lobby para pressionar a mudança na lei.

Recado mostra que caixas ficarão fechados no fim de semana  (Foto: Reprodução / TV TEM)






Copyright © 2022. Direitos de conteúdo reservados a:
RADIO CIDADE ALEGRIA FM

Mauritec